A gestão de risco é a ação de mensurar e tratar os riscos de eventos negativos que podem afetar o negócio. Uma vez que a organização foi exposta a um evento de risco, a necessidade de acessar as informações de forma ágil são de extrema importância para colocar em prática a estratégia de retomada do controle de forma eficaz.
Medir riscos é uma forma de conseguir avaliar impactos de ações futuras em diferentes contextos, que podem estar localizadas no interior ou exterior de uma organização, dado que todo o cenário foi entendido e avaliado é possível prever os comportamentos necessários para as tomadas de decisões.
Todas as organizações estão sujeitas a algum tipo de risco, e todas elas em algum momento serão afetadas por ocorrências indesejadas. Uma empresa que realiza esse controle tem mais chances de seguir suas funções sem impactos comprometedores, pois o botão de alerta está sempre sendo supervisionado.
Para o segmento de transporte de cargas, por exemplo, prever e monitorar riscos é primordial para a segurança do patrimônio transportado e a maioria dos riscos externos podem ser avaliados com antecedência, caso possua uma empresa especializada em cuidar desses fatores.
O acesso às informações
No momento em que a crise é estabelecida, não há nada mais importante do que a rapidez em acessar esses dados. Nesta hora, a velocidade em que as informações são passadas é fundamental para diminuir os impactos.
Na Servis Gerenciamento de Risco, possuímos diversas ferramentas que nos ajudam a prever qualquer tipo de surpresa. Podemos citar o serviço de Monitoramento 24 horas com profissionais que visualizam as informações sobre a carga de forma ágil ou também o serviço de Roteirização que realiza o mapeamento de rodovias e áreas de risco, tudo isso é feito para trazer ao cliente tranquilidade e a confiança de que sua carga está segura.