Estradas são o principal e mais utilizado meio de transporte de cargas no Brasil, e diariamente os motoristas, cargas e veículos são expostos a diversas ameaças. Levando esse fato em consideração, investir em ferramentas tecnológicas de gestão de riscos é fundamental para a segurança do patrimônio.
Se você quer automatizar os processos da sua empresa, entenda como a tecnologia pode te ajudar.
Como a tecnologia pode potencializar a gestão de riscos
A gestão de riscos integra um conjunto de ações e atividades estratégicas pertinentes ao reconhecimento, administração e prevenção de fatores que coloquem em perigo os objetivos de uma empresa. Os negócios nunca tiveram a oportunidade de levantar tantos dados como hoje, e as empresas que desfrutam desse ganho para reduzir os incidentes e melhorar os processos de segurança, transformar métodos, aumentar a produtividade e eficiência, estão em uma posição privilegiada para o fortalecimento do seu negócio.
Para a gestão de riscos esses softwares oferecem mapas capazes de identificar restrições e percursos, e também cálculos capazes de otimizar recursos como a capacidade e aproveitamento dos veículos, reduzindo a distância percorrida e garantindo o cumprimento do prazo de entrega. Possibilitam o rastreamento, controle do tráfego, tempo de carga e descarga, paradas, temperatura do espaço de armazenamento, entre outros, tudo em tempo real. Em termos de segurança, prestam suporte para evitar roubos, informam a localização de cargas desviadas, e diversos sensores equipados ao veículo. Para a segurança do motorista, são disponibilizados controle de velocidade, controle de curva acentuada, administração de fadiga, etc.
Na Servis Gerenciamento de Risco, por exemplo, temos o Servis Log, um software como esse citado acima, integrado com todas as tecnologias de monitoramento do mercado, capaz de realizar a supervisão em tempo real de toda movimentação da carga em um único sistema. Lembre-se, não é apenas implementar uma série de tecnologias, mas sim usar dessas tecnologias para maximizar os benefícios, considerando que com a diversidade de serviços disponíveis para empresas, se faz necessário garantir a integração entre sistemas novos e sistemas já existentes no negócio para que todo o esforço não seja mal sucedido.
O investimento em tecnologia oferece para as instituições um custo-benefício extraordinário, considerando que esses processos envolvem um grande volume de informações, e é preciso colocar esses dados a favor da segurança.